domingo, 30 de junho de 2013

“BOMBEIRO SANGUE BOM”: 10º. GRUPAMENTO DE MARÍLIA MOBILIZARÁ DOADORES PARA SALVAR VIDAS.

Por Célia Ribeiro

A partir desta segunda-feira , paralelamente aos exaustivos treinamentos responsáveis por deixa-los de prontidão para enfrentarem os mais terríveis acidentes, os integrantes do 10º. Grupamento do Corpo de Bombeiros estarão unidos em uma missão da maior relevância: conquistar mentes e corações para levarem o maior número possível de doadores de sangue ao Hemocentro de Marília.
Tenente Lurela e Cabo Domingos
A campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que acontece durante todo o mês de julho no Estado de São Paulo, aproveita o mês comemorativo do bombeiro para estar ainda mais próximo da comunidade. E isso vem em boa hora: justamente no inverno, que coincide com as férias escolares, as doações de sangue baixam a estoques mínimos obrigando o cancelamento de cirurgias eletivas além de colocarem em risco a vida de acidentados e outros pacientes que necessitam de transfusões emergenciais.
 
E no melhor estilo militar, os valorosos homens e mulheres do 10º GI aproveitam para competirem visando os melhores resultados no âmbito estadual, de olho nos troféus e medalhas. Segundo a Tenente Lurela Alice Tamião, relações públicas da unidade, o melhor resultado alcançado, desde o início das competições em 1994, foi um 4º. quarto lugar. Em 2012, Marília e região conseguiram 896 doadores. A meta para este ano é superar 1.000 doações de sangue ao longo do mês.

Panfleto informa sobre prevenção
de acidentes com motocicletas
Conforme disse, os bombeiros fazem o que for preciso para mobilizarem a população: percorrem escolas, centros comerciais e shoppings distribuindo folhetos quando tiram dúvidas e orientam sobre a importância da doação de sangue. A tenente justificou a expectativa da equipe: “Queremos conseguir novos doadores” ampliando o número das pessoas que fazem doações de sangue rotineiramente.


Bombeiros em salvamento
(Foto Correio Mariliense)
Para participar da campanha, qualquer pessoa em bom estado de saúde pode dirigir-se ao Hemocentro, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. É importante que os doadores não estejam em jejum e tenham feito uma refeição leve. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (14) 34021744. O Hemocentro de Marília está localizado à Rua Lourival Freire, 240, próximo ao Fórum. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h; às quintas-feiras funciona até às 20 h e aos sábados, das 7 ao meio-dia.

Quem for doar sangue pela campanha do 10º. GI deve informar ao atendente quando chegar ao Hemocentro. Será preenchido um protocolo para validação que será colocado na urna da campanha. Só assim computará pontos para os bombeiros de Marília e região.

A doação de sangue é rápida e segura
SOLIDARIEDADE

O que fazem os bombeiros quando não há nenhum incêndio, afogamento, acidente de trânsito? A resposta é: zelam pela segurança da população! Apontados em todas as pesquisas de opinião como verdadeiros heróis, que arriscam a própria vida para salvarem a do próximo, os bombeiros têm uma rotina extenuante. Realizam atividades físicas para estarem sempre em forma e treinam muito as técnicas de salvamento em terra, na água e no ar.
 
Mas, além das atividades inerentes ao trabalho, os bombeiros promovem cursos e treinamentos voltados aos civis, à comunidade em geral. Assim, proferem palestras em empresas, escolas etc, além de ministrarem cursos complexos como o de primeiros socorros (duração de 30 horas), de prevenção de acidentes domésticos e de colocarem na rua campanhas do tipo “Motociclista inteligente não provoca acidente”, diz o bordão do material informativo de um treinamento aos condutores de motocicletas.

Atividade exige muito treino e preparo
Até na hora de promover os cursos, a solidariedade está em primeiro lugar. Segundo informações da Tenente Lurela, em 2012 foram formadas 05 turmas de até 80 participantes do Curso de Primeiros Socorros. Cada inscrito doou um cobertor novo que foi encaminhado à Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade do Município. Este ano, já foram formadas 02 turmas, também com arrecadação de cobertores que serão encaminhados a um asilo.

Para agosto, a próxima turma terá como taxa de inscrição a doação de um brinquedo novo e todo o montante arrecadado será destinado às crianças em tratamento de câncer, acrescentou a relações públicas do 10º. Grupamento de Incêndio de Marília.

* Reportagem publicada na edição de 30.06.2013  do Correio Mariliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário