domingo, 26 de agosto de 2012

ESCOTEIRA UNIVERSITÁRIA USA ENSINAMENTOS DE T.O. E AMOR À NATUREZA EM TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

Por Célia Ribeiro

Aos 21 anos e com uma beleza natural que faria sucesso no mercado publicitário, a estudante Natália de Andrade Teixeira, de São José do Rio Preto, aproveitou a experiência de mais de 10 anos como escoteira e o amor à natureza para potencializar os trabalhos voluntários que desenvolve em instituições filantrópicas. Essas ações são uma prévia do que pretende fazer em 2.013, no último ano do curso de Terapia Ocupacional, quando terá estágios obrigatórios.
Natália (direita) com os pais e irmã: exemplo vem de família
Tímida à primeira vista, Natália desabrocha quando começa a falar sobre a escolha da profissão. Estudante do terceiro ano do curso de T.O. da UNESP, campus de Marília, ela é exemplo de jovem que realmente gosta do que estuda. Com a vivência no Movimento Escoteiro graças ao exemplo dos pais, também escoteiros, aprendeu a amar a natureza e, assim, tudo o que diz respeito à reutilização de materiais, por exemplo, lhe interessa.
Natália e o copo adaptado a pessoas sem
 movimento de pescoço

Unindo as duas pontas (profissão e preservação ambiental), Natália começou a estudar com mais interesse o uso de materiais recicláveis como matéria prima para os trabalhos com crianças e idosos, geralmente de baixa renda, nas atividades que realiza como voluntária em Marília e São José do Rio Preto.
“A Terapia Ocupacional trabalha com a qualidade de vida. Ela tenta resgatar a qualidade de vida e proporciona a independência ao paciente”, explicou durante entrevista ao Correio Mariliense sob as frondosas árvores do campus da UNESP. Natália comentou que a T.O. “usa tecnologia assistiva, com materiais reutilizáveis, para proporcionar recursos de baixo custo”.
Como escoteira, o amor à natureza desde cedo.

Por enquanto, na universidade ela se limita ao estágio de observação e não tem contato direto com os pacientes do CEES (Centro de Estudos da Educação e da Saúde), o que ocorrerá no ano que vem. No entanto, como participa de eventos beneficentes como os dos organismos ligados ao Rotary Clube Internacional (Rotaract, já registrado pelo Correio Mariliense), a estudante alia os conhecimentos adquiridos na estruturação das ações de recreação que tão bem fazem aos idosos de asilos da cidade.
Atividade voluntária nos asilos: amor ao próximo
 AMOR À PROFISSÃO

 “O que ajudou bastante na escolha da Terapia Ocupacional foi minha paixão pelo próximo, a minha vontade de ajudar. Eu sou escoteira desde os 11 anos e sou muito apaixonada pelo movimento. Dentro dele a gente trabalha muito isso, o cuidado e o respeito pelo próximo”, contou a estudante.
Detalhe da adaptação
 da tesoura
Já o contato com a natureza, graças aos  inúmeros acampamentos dos quais participou desde a infância, fez com que Natália tivesse uma visão mais profunda sobre os temas ambientais. Por isso, poder aproveitar materiais inservíveis para o desenvolvimento de instrumentos que melhorem a vida dos pacientes é um exercício dos mais prazerosos.

 Sobre o futuro, Natália disse que não pretende parar de estudar, “mas espero atuar, também. Quero poder tocar as pessoas,  poder fazer a diferença na vida dos pacientes. E, por fim, espero que o meu trabalho mude a vida deles, dê independência e qualidade de vida. Acho que é o mínimo que o ser humano tem que ter”.

Papel e madeira transformam-se em recursos para as atividades

Citando o exemplo dos pais Ocimar e  Maraísa Teixeira, a jovem estudante finalizou, confiante: “Acredito que os trabalhos com o próximo, com a educação e com a juventude, são essenciais para um futuro melhor”.

* Reportagem pulicada na edição de 26.08.12
do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.