domingo, 22 de julho de 2012

KLÍNICA DA ALEGRIA: O REMÉDIO VEM EM INJEÇÕES DE SORRISO PARA OS PACIENTES HOSPITALIZADOS

Por Célia Ribeiro

Todas as pessoas que passaram pela experiência da hospitalização sabem como é difícil o período de internação, independente do grau ou complexidade da enfermidade. Ansiedade, dor, medo e muitos outros sentimentos controversos, que ficam em constante ebulição, agora estão encontrando um adversário à altura. São os doutores da Klínica da Alegria que oferecem medicamentos sem contraindicação. Afinal, quem resiste a pílulas de alegria e injeções de sorriso?
A turma em frente à Santa Casa: remédios sem contraindicação
A história deste formidável grupo de voluntários começou em 2.006, quando alguns amigos se juntaram para criar a associação com o objetivo de levar um pouco de conforto aos doentes internados nos hospitais da cidade. “Nossa motivação foi fazer um Natal diferente para as pessoas que estivessem hospitalizadas, fragilizadas emocionalmente”, recordou a vice-presidente, Maria Conceição das Graças Kwiatkoski Vieira, auxiliar de Desenvolvimento Escolar e mãe do presidente da ONG, o bancário Rafael Kwiatkoski Vieira.
Dona Maria: overdose de sorriso
Segundo ela, o grupo conta com 46 membros atuantes e 38 em formação, de diversas profissões. Sim, existe todo um preparo para que o futuro “Doutor” da Klínica da Alegria esteja apto a atuar. Divididos em dois grupos, eles visitam, atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Marília no primeiro e terceiro domingos de cada mês. Houve um tempo em que estavam também no Hospital São Francisco e no Materno Infantil. Mas, hoje concentram o trabalho voluntário na Santa Casa onde um grande número de pacientes, de várias cidades da região, recebem tratamento de média e alta complexidades.

BRINQUEDOS

“Nossa intenção é descobrir o potencial dessa pessoa hospitalizada. Às vezes, ela não poderia caminhar, mas poderia participar da brincadeira dando um sorriso”, explicou a vice-presidente. Dona Maria disse que cada paciente ganha um brinquedo, sem discriminação: adultos, crianças e até os pacientes da UTI recebem a visita desses doutores tão especiais.
"Doutores" passam por capacitação
Para arrecadar os brinquedos, cujo valor é simbólico (das lojas de R$ 1,99), a ONG conta com o coração generoso da população. No fim do ano o grupo costuma fazer campanhas em frente a essas lojas e os itens arrecadados são distribuídos ao longo do ano. Além disso, os membros da Klínica da Alegria fazem doações à entidade, que variam de dois a cinco reais por mês.

E foi justamente numa dessas campanhas que Maria Kwiatkoski Vieira enfrentou um desafio: um homem se aproximou do grupo e perguntou, desconfiado: “Quem me garante que o brinquedo vai mesmo para os doentes?” A voluntária respondeu: “Minha palavra é a garantia”. Pois bem, passando alguns dias, em pleno Natal, dona Maria chegou com o grupo à Santa Casa e, ao entrar em um quarto quase não acreditou em seus olhos. Ali, na cama, recuperando-se de uma cirurgia de emergência, estava o homem que duvidou das intenções do grupo.

Emocionado, ele recebeu o brinquedinho, como os outros pacientes, e se desculpou com dona Maria. Mais tarde ela soube que se tratava de um padre, cuja família reside em Lins e que agora quer levar a experiência do grupo para aquela cidade.

Falando em exportação do modelo, em breve Pompéia contará com a Klínica da Alegria. Um grupo foi capacitado e está quase pronto para começar a atuar. É importante ressalvar que a ONG não pede dinheiro na rua e não vende produtos, como cartões postais. Esta semana, em dois cruzamentos da Rua Nove de Julho estavam algumas moças vestidas de palhaço, mas a reportagem soube que se tratava de um grupo de São José do Rio Preto que está vendendo cartões. Não se sabe onde serão aplicados os recursos e muita gente pode pensar que são os voluntários da Klínica.

EMOÇÃO PURA

De fala mansa e sorriso iluminando o semblante, dona Maria Kwiatkoski Vieira não consegue conter a emoção ao se recordar de tantas histórias. Além do padre desconfiado, uma das coisas que mais lhe chamou a atenção aconteceu quando bateu à porta pedindo licença para entrar num quarto. O paciente respondeu do outro lado: “Quem está aí? Fale de novo. Eu conheço essa voz!” Quando entrou e se aproximou do leito, dona Maria soube que o senhor acamado havia passado vários dias na UTI: “Ele disse que, mais de uma vez, ouviu aquela voz conversando com ele mesmo estando inconsciente”.

Em outra oportunidade, o grupo soube de um menino, que recebeu a visita dos “doutores” no domingo e foi a óbito, na segunda-feira, abraçado ao brinquedo. “É um trabalho gratificante demais. A gente dá um pouco, mas recebe muito”, disse a vice-presidente, com os olhos marejados em lágrimas.

QUEM É A DRA BRUNECA?

Jovem, bonita, bem sucedida, a assistente de Marketing do Univem, Bruna de Souza Garcia, assume o personagem “Dra Bruneca” na Klínica da Alegria deixando a timidez de lado: “A vontade de participar já vem de muito tempo, desde que assisti ao filme ‘Patch Adams’”, revelou, explicando que o empurrão que faltava veio durante uma visita da trupe à universidade. Ela soube que haveria formação para uma nova turma de voluntários e se inscreveu.
A bela Dra. Bruneca
“Sou um pouco tímida e a minha maior dificuldade foi me soltar. Até pensava, como vou poder fazer alguém sorrir? Mas, isso na hora em que se está em visita fica de lado. A Dra Bruneca, meu apelido de palhaço, me surpreendeu. Ela está se saindo muito bem”, declarou bem humorada a voluntária de 28 anos.

Segundo Bruna Garcia, “a Klínica da Alegria é um trabalho muito sério e de muita responsabilidade. Quem desejar participar tem que ter disposição e comprometimento. Mas, vale muito a pena. É um trabalho que me dá muita alegria e que está me fazendo um bem enorme”.

Finalizando, a moça que dá vida à Dra Bruneca comentou que “nas visitas, tentamos ajudar o paciente de alguma forma, levar alegria, um carinho, um momento de descontração para ele esquecer, por alguns momentos o motivo que ele está lá. Mas, a maioria das vezes somos surpreendidos por eles que nos passam tanta força, tanta vontade de viver, de se recuperar e sair logo de lá que o ganho maior é nosso. É muito gratificante”, finalizou.
Quem quiser conhecer mais ou entrar em contato, até para colaborar com os brinquedos de R$ 1,99 pode escrever para: klinicadaalegria@hotmail.com

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MARÍLIA 
Kátia Santana
 Por sua vez, a direção da Santa Casa de Misericórdia de Marília, através da Superintendente Kátia Santana, elogiou o trabalho da Klínica da Alegria: “Somos  muito gratos por contar com voluntários tão dedicados à humanização  do atendimento  hospitalar através da alegria. Eles ajudam de forma decisiva na cura do paciente. Eles fazem a diferença”.


* Reportagem publicada na edição de 22.07.2012 do Correio Mariliense

7 comentários:

  1. Maravilhoso este teu arito Célia Ribeiro!!! Parabéns !!! Muito bem elaborado, claro e preciso... Fiquei super contente !!! Beijos... Durval M. Brandão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durvalzinho, amigo querido, muito obrigada por suas palavras. Tentei retratar, com o máximo de fidelidade, o belo trabalho da Klínica da Alegria. Beijão

      Excluir
  2. Que emoção ao ler esta reportagem.. e concordo com a Bruna, "Dra Bruneca" a emoção é tanta, que somos nós que saímos de lá confortados e com um ganho muito maior... é um imenso prazer poder estar junto a Klínca da alegria. Parabéns uma excelente reportagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denize! Vcs merecem nossa admiração por tão bela iniciativa.Abraços

      Excluir
  3. olá, como faço pra participar deste grupo?? *----*

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Ariane!
    Por favor, entre em contato com o grupo através do email citado no fim da reportagem.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Parabéns a todos por esse lindo trabalho.
    Gostaria de saber como faço para participar do grupo,já enviei varios
    e-mais e não fui respondida,ficaria muito feliz de fazer parte.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.