domingo, 10 de junho de 2012

AÇÃO DO LIONS “AUGUSTIN SOLIVA” LEVOU TESTE DE ESPIROMETRIA AOS IDOSOS ABRIGADOS EM TRÊS ASILOS

Por Célia Ribeiro

Mais de 100 idosos, portadores de doenças respiratórias, tiveram a rara oportunidade de passar pelo exame de Espirometria, que avalia a capacidade pulmonar, graças a uma ação dos associados do Lions Clube Marília “Augustin Soliva”. Nos meses de abril e maio, voluntários percorreram os três asilos de Marília acompanhando a equipe do Laboratório Boehringer Ingelhein, responsável pela aplicação do chamado “teste do sopro”.
Idoso da Mansão Ismael faz o teste
Segundo a presidente do clube de serviço, Virgínia Maria Pradella Balloni, “trata-se de um exame que leva um tempo para conseguir fazer pelo SUS que fornece medicamentos de alto custo apenas após a comprovação da necessidade”. Por isso, ela elogiou o laboratório, através de Marcus Wander de Souza Vieira e de Roberta Przebeiovicz, por terem atendido a solicitação do Lions para realizar os exames, gratuitamente, nos idosos abrigados nos asilos da cidade.

 “O lema do Lions é ‘Nós Servimos’. Por isso, nós acabamos fazendo uma série de ações assistenciais. Agora, esse trabalho foi mais profundo porque, pelo que tenho conhecimento, a Espirometria é um exame demorado e difícil de conseguir. A partir dos contatos, o Lions conseguiu dar uma pequena colaboração”, afirmou Virgínia.
Voluntárias do Lions Soliva, Urânia Gomes dos Santos,
 Virgínia Balloni (presidente) e Rosalita Soffner Berlanga
 acompanharam os exames.

Ela acrescentou que “uma das nossas metas de trabalho voluntário para esse ano era uma ação voltada aos idosos ou que beneficiassem as instituições que cuidam dos idosos”. Por isso, avaliou como muito positiva a iniciativa que atendeu os abrigados na Casa do Caminho, Mansão Ismael e Lar São Vicente de Paulo: “São três entidades sérias, com pessoas sérias e comprometidas, que fazem um trabalho humanizado”, destacou.
Vista interna da "Casa do Caminho", na zona sul
O exame de Espirometria mede a velocidade e quantidade de ar que um paciente é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Ele é feito com material totalmente descartável. No caso dos testes aplicados aos idosos de Marília, assim que saírem os resultados, até o final de junho, haverá acompanhamento para que os idosos que necessitem tenham acesso aos medicamentos de alto custo fornecidos pelo Ministério da Saúde.

LIÇÃO DE VIDA 

Na manhã gelada do fim de maio, uma senhora muito sorridente, sentada atrás da máquina de costura na varanda, chamou a atenção dos visitantes na Mansão Ismael. Aos 72 anos, a professora aposentada, formada em pedagogia e com família em Marília, recebeu as voluntárias do Lions Soliva como quem recebe velhos conhecidos para um cafezinho em casa.
Voluntárias do Lions e a representante da Boehringer

Concordando em contar sua história, pediu apenas para omitir o sobrenome ---- “Sou muito conhecida”, justificou ----- e ser fotografada de costas. Dona Beatriz, ou simplesmente Bia, como prefere ser chamada, é um exemplo acabado de quem envelheceu com dignidade, que preza a independência e procura viver com qualidade, ainda que num abrigo para idosos.
Dando uma pausa nos consertos de roupa, dona Bia contou que costumava visitar uma amiga da família na Mansão Ismael: “Era uma amizade de mais de 70 anos porque ela conheceu minha mãe grávida de mim", comentou, sorrindo. Então, quando decidiu deixar a casa em que morava sozinha, por questões de segurança, ela já sabia para onde desejava ir.

 Mãe de um filho de 28 anos e avó de dois netinhos, dona Bia disse que o filho tentou persuadi-la da ideia de morar num asilo: “Foi uma choradeira só. Ele disse que queria cuidar de mim como eu cuidei da minha mãe”, recordou. Entretanto, independente e determinada, a professora aposentada disse que o filho tinha direito a aproveitar a vida com sua família e que, no asilo, ela estaria melhor, em segurança e com liberdade para sair, viajar etc.
Dona Bia: bom humor invejável

No pequeno apartamento que ocupa na Mansão Ismael, dona Bia tem tudo o que precisa: televisão LCD, geladeira e até um micro-ondas. Guarda-roupa e cama confortável completam o ambiente repleto de livros e uma Bíblia, companheira inseparável. Ela contou que acorda muito cedo, liga a TV nos canais católicos onde assiste as missas e pregações. Além disso, costuma estudar a Bíblia Católica e fazer resumos num caderno sempre à mão.

Como tem bastante tempo livre, dona Bia ainda ajuda os colegas de abrigo, fazendo pequenos reparos nas roupas que os internos ganham. “Tem coisas que ganham e não serve. Precisa fazer uma barra, apertar aqui, ajustar ali. Eu não sou costureira, mas consertinhos assim eu faço. Gente antiga faz um pouco de tudo”, comentou, às gargalhadas.
Idosos tomam sol na Mansão Ismael, na zona oeste
E assim, vivendo entre idosos como ela, mas com uma energia incrível e um bom humor invejável, a professora aposentada espera continuar vivendo em paz, entre seus livros e revistas e, principalmente, exercitando sua fé.

 * Reportagem publicada na edição de 10.06.2012 do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.