segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Itália proíbe sacolas plásticas no comércio

* Publicação: Ciclo Vivo

Os consumidores italianos foram proibidos, desde o dia 1º de janeiro de 2011, de utilizar sacolas plásticas em lojas e supermercados. A população italiana terá de adotar o uso de bolsas biodegradáveis, de tecido ou papel.

A Itália é um dos países que mais consome sacolas plásticas na Europa. A população consome um quarto dos sacos de plástico utilizados na Europa por ano, apesar de representar apenas 7% da população europeia. Cada um dos 57 milhões de habitantes usa por dia, em média, um saco de plástico, o que representa mais de 20 bilhões de sacos de plástico ao final de um ano.

Sacolas retornáveis em alta
"Isto marca um passo importante na luta contra a poluição e nos torna a todos mais responsáveis na reciclagem", disse a ministra do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo a agência France Press.

A lei não foi aplicada antes devido à oposição dos proprietários de estabelecimentos e também porque foi dado à indústria mais tempo para que se adaptasse à mudança. Quem se diz contra esta decisão do governo italiano argumenta que as sacolas biodegradáveis não são tão seguras como as de plástico, além de serem muito mais frágeis.

Prestigiacomo disse que o governo está lançando uma campanha de conscientização para promover o uso de sacolas feitas de materiais naturais e recicláveis, "que não devem apenas ser práticas e ecológicas, mas também ter estilo".

Segundo um estudo realizado o mês passado, a maioria dos italianos (73%) afirmou que utilizaria alternativas às sacolas plásticas caso a lei entrasse em vigor. Grupos ambientalistas saudaram a proibição.

Com informações do G1 e do Green Savers
http://www.ciclovivo.com.br/

COMENTÁRIO
Cada vez mais encontro clientes com suas ecobags nas lojas, principalmente de supermercados, de Marília (onde moro) e Ribeirão Preto (onde passo os finais de semana). Cada um tem que fazer sua parte se quisermos deixar um legado melhor para as futuras gerações. Vamos espalhar essa ideia? (Celinha Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.