quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Holandês adapta ventoinha de computador para captar energia eólica e recarregar iPhone

Enquanto não voltamos com matérias inéditas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social publicadas no "Correio Mariliense", segue mais uma nota que mostra a criatividade no uso de energia.
Esta reportagem foi veiculada no site www.ciclovivo.com.br que, aliás, tem muita informação interessante.

* Ciclo Vivo

O IFan é mais uma das invenções que pode vir a ser a solução para a falta de bateria nos pequenos aparelhos eletrônicos. Desenvolvido pelo designer holandês, Tjeerd Veenhoven, o dispositivo é uma ventoinha de computador modificada, embutida em uma capa de silicone que serve para captar e armazenar a energia do vento para carregar a bateria do iPhone.

Por trabalhar no norte da Holanda, o designer aposta nesta opção limpa e verde para seguir a tradição eólica do seu país.

Em teoria, a capa serve para proteger o aparelho e ainda coletar a energia para carregar a bateria. Existe até uma maquete, que aplica o conceito em bicicletas, de maneira que ele seria fixado no guidão da bike.

Energia eólica no celular
O designer afirmou que demora cerca de seis horas para carregar totalmente a bateria, nada mal visto que é utilizado apenas o ar, um recurso natural totalmente limpo. Em seu blog, Veenhoven diz que em qualquer lugar que tenha vento é possível transformar a energia eólica em energia elétrica: na praia, em uma caminhada nas montanhas, na janela do carro ou em um passeio de bicicleta. Em uma versão beta, o IFan poderá ser carregado mais rapidamente com o uso de uma hélice maior.

Para o inventor, um designer deve projetar a partir do zero o mais rapidamente possível e não re-estilizar algo para torná-lo moderno. Segundo ele, a mente criativa deve renovar produtos de uso diário. A beleza é parte subjetiva do projeto, pois nem sempre é possível associar beleza e funcionalidade. Ainda não há informações sobre disponibilidade e preço do produto no mercado.
(Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.