segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Programa "TV Câmara Mulher", que estreia dia 08, levará informação e cidadania a todos os públicos em Marília

Por Célia Ribeiro

Dra. Rossana (esq.) no primeiro programa
Articulado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Rede Mulher, Coordenadoria de Política para as Mulheres, entre outras entidades, o movimento pelo fim da violência doméstica conquistou mais um importante espaço. Nesta segunda-feira, às 19hs, será lançado o Programa “TV Câmara Mulher”, durante sessão da Câmara Municipal de Marília.

Com estreia prevista para o dia 08 de dezembro, às 12 horas, o programa também poderá ser acessado pela internet (www.camar.sp.gov.br/tv) e não se limitará à questão da violência doméstica. “Nosso objetivo é trazer as mulheres participantes na comunidade, na paróquia, na associação de moradores, nos movimentos de voluntariado” explicou a coordenadora da TV Câmara, Maria Manuela Martins Nunes dos Santos.

Convidadas da primeira gravação, dia 02/12
A gravação dos dois primeiros programas, que terão exibição quinzenal, com reprises na programação, aconteceu na quarta-feira quando representantes das diversas entidades e movimentos de mulheres se reuniram na TV. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher, Dra. Rossana Camacho, esteve na bancada como mediadora das entrevistas.

Pelo modelo proposto, as mediadoras se revezerão, a cada edição, de modo a dar agilidade às entrevistas porque cada profissional tem experiência em determinada área. Segundo as organizadoras, muitos trabalhos inspiradores praticamente desconhecidos terão visibilidade e boas ideias poderão sair do papel.

A advogada Adriana Tognoli, membro da OAB Mulher e do Conselho dos Direitos da Mulher, observou que “diversas mulheres formadoras de opinião, que estão trabalhando por suas comunidades, não aparecem e são desconhecidas do público”. Ela acrescentou que “quando a mulher trabalha para sua comunidade ela não trabalha só para as mulheres, mas trabalha também para a família, para todos”.
Reunião de pauta
Já a assistente social Cássia Giandon, do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM), que funciona na Delegacia de Defesa da Mulher, assinalou: “As mulheres que atuam nas associações de moradores são as que vão levar informações de cidadania para as demais mulheres nos bairros. Elas são multiplicadoras da cidadania e esse é o objetivo do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência. A partir do momento que a mulher tem a informação ela não se deixa mais ser agredida física ou sexualmente”.

Ela acrescentou que “só através da multiplicação da informação sobre a cidadania, da mulher conhecer seu direito, ela será empoderada do que ela realmente pode fazer e vai conquistar seu espaço”.

QUEBRE O CICLO DA VIOLÊNCIA

Dra Rossana, Cássia e Gelsi com Maria da Penha
No final de novembro a delegada Dra. Rossana Camacho, a assistente social Cássia Giandon e o psicólogo Antônio Carlos Gelsi, participaram, na Capital, do lançamento do portal “Quebre o Ciclo da Violência contra a Mulher”( www.quebreociclo.com.br ) idealizado pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e patrocinado pelo Instituto Avon.

Na oportunidade, esteve presente a biofarmacêutica cearense Maria da Penha que inspirou a lei que leva seu nome. Agredida durante anos pelo marido, ela ficou paraplégica após levar um tiro disparado por ele enquanto dormia. Atualmente dedica-se a viajar pelo Brasil e exterior divulgando a causa do combate à violência doméstica.
Lirio Cipriani (Instituto Avon) e Dra. Rossana
Ao final de sua exposição, Maria da Penha recebeu o grupo de marilienses. A Dra. Rossana Camacho lhe entregou material informativo sobre o trabalho pioneiro desenvolvido em Marília no combate à violência doméstica, com suporte para as vítimas através do Núcleo de Apoio Multidisciplinar e da Rede Mulher.

Em seguida, a delegada conversou com o diretor-executivo do Instituto Avon, Lirio Cipriani, repassando-lhe um esboço do projeto que pretende exportar o trabalho de Marília para outras regiões do País, com ênfase na implementação da Lei Maria da Penha e apoio às vítimas. “A campanha Fale sem Medo da Avon e a divulgação do telefone 180 têm sido muito importante para informar as mulheres. Muitos casos nos chegam na delegacia a partir deste bonito trabalho da Avon”, ressaltou a delegada.

No dia 22 de agosto, o “Correio Mariliense” publicou reportagem especial sobre esse trabalho que também pode ser acessado no blog (www.mariliasustentavel.blogspot.com) nos arquivos do mês de agosto.
Célia Ribeiro, Lirio Cipriani, Dra Rossana e Olga Corch
Para a Dra. Rossana, “ainda há poucas Delegacias da Mulher no País e muito ainda pode ser feito para capacitar os profissionais que atuam na área e criar mecanismos que garantam todo o suporte às vítimas”. Por isso, a experiência local, reconhecida nacionalmente na Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania, realizada ano passado em Brasília, só depende de suporte financeiro para ser replicada.

* Reportagem publicada na edição de 05.12.2010 do Correio Mariliense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.